27/05/2024 – Na terça feira dia 30 de abril último, um agradável café da manhã com funcionários e convidados marcou a apresentação do Certificado Iso 9001 que foi outorgado para o CEI (Centro de Educação Infantil) Dalva Rangel da Vila Formosa, uma das unidades do Instituto Social Dalva Rangel, que é presidido por Marcos Félix, e por motivos de saúde não pôde estar presente na solenidade.
A Certificação de Excelência Iso 9001 outorgado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini a mais uma unidade CEI demonstra que a educação infantil na cidade de São Paulo está no caminho certo, pois, vale informar, que todo o processo de certificação é feito através de uma rigorosa auditoria na unidade avaliando vários critérios desde mobiliário, formação dos docentes, sistema pedagógico, alimentação e a qualidade dos produtos comprados para a alimentação dos alunos, entre outros quesitos avaliados.
O CEI Dalva Rangel atende 79 crianças com idades entre 0 e 3 anos e 11 meses. Conta com 4 salas de aula, playground, brinquedoteca, solário, refeitório e sala de amamentação. “Receber o Iso 9001 vem como um incentivo para continuarmos o nosso trabalho, sempre buscando o melhor para as nossas crianças”, comentou a diretora da unidade, a pedagoga Glauce Silva, que acumula também a formação em Psicopedagogia.
Ela faz questão de enfatizar que o CEI também foi contemplada com o Selo Amigo do Peito, em virtude do trabalho de incentivo às mães lactantes. Explicou que existe uma sala específica para aquelas mães que vão até o CEI para amamentar seus filhos.
“Priorizamos sempre a qualidade máxima no atendimento, desde a questão pedagógica, de alimentação e de segurança de nossos pequenos. Nossa prioridade é o educar e o cuidar”, foi o que destacou o coordenador pedagógico, Carlos Segura, que enfatizou ainda que o próximo objetivo é manter a certificação e também buscar melhorar a cada dia.
Os bombeiros Alexandre Lima e Lucas Oliveira, que dão assessoria em segurança também marcaram presença. Eles fornecem a qualificação necessária – em primeiros socorros e situações de engasgo – para todos os educadores do Instituto. Fazem visitas periódicas para sanar possíveis dúvidas, além de vistorias técnicas nos equipamentos de segurança.
Destacaram que a manobra correta salva vidas, que os engasgos podem ser sólidos ou líquidos. E nas situações de engasgo o fundamental ao educador é agir com tranquilidade, sem pânico e sem desespero. “A manobra feita de maneira correta é o que salva a vida”, destacaram.
A vereadora Edir Sales prestigiou a solenidade e entregou o Voto de Júbilo de Congratulações da Câmara Municipal que destaca a relevância do Instituto Social Dalva Rangel na Educação da Cidade de São Paulo.
“A Educação na cidade de São Paulo está no caminho certo, principalmente a realizada nas creches. Ao receber o Iso 9001 o CEI Dalva Rangel sai na frente, se tornando um exemplo para todas as instituições públicas de ensino de São Paulo e do Brasil”, ressaltou.
A vereadora destacou o trabalho efetuado pelas unidades do Instituto Social Dalva Rangel. “Desde cedo as crianças recebem os valores de cidadania e respeito ao próximo. Assim aprendem a enfrentar a sociedade, pois é nesta fase da vida que a criança precisa de todo este apoio e formação”, completou a vereadora Edir Sales.
Ela fez questão ainda de destacar o trabalho do presidente do Instituto Social Dalva Rangel, Marcos Felix. “É um visionário da Educação que mantém dezenas de unidades de CEIs, sendo todas no mesmo nível de qualidade, que superam muitas escolas particulares”, elogiou.
Edir Sales ainda citou a supervisora geral dos CEIs do Instituto Social Dalva Rangel, Jéssica Ramorini. “São pessoas como o Marcos e a Jéssica que atuam na Educação por amor e ideal, confirmam que São Paulo está no caminho certo na Educação das nossas crianças”, completou.
O Fato Paulista também ouviu a supervisora geral do Instituto Social Dalva Rangel, a pedagoga Jéssica Ramorini. Ela atua diretamente na supervisão da qualidade de ensino empreendida pelos professores dos CEIs. Ela informou que ao todo, mais de 600 crianças são atendidas e que os CEIs do Instituto Social Dalva Rangel, geram cerca de 350 empregos diretos. “Estou muito feliz com o Iso 9001 e com o Voto de Júbilo, mas não vamos nos acomodar e vamos melhorar cada vez mais na educação de qualidade das nossas crianças. Nosso trabalho é feito com amor e profissionalismo, porque nós acreditamos que a educação é o caminho para fomar grandes cidadãos”, conclui a supervisora geral Jéssica Ramorini.
LEIA TAMBÉM: Campanha lançada pela Prefeitura de São Paulo tem como proposta prestar contas das obras à população – Fato Paulista