Itaquera na presidência da Câmara

PUBLICIDADE
O vereador Alessandro Guedes (PT), 1º secretário da Mesa Diretora, assumiu a presidência interina da Câmara Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 deste mês.
Câmara
PUBLICIDADE
Agenda no TCM

27/05/2025  – Ele esteve no exercício da presidência da Câmara após licenças do presidente Milton Leite (União) e do primeiro vice-presidente João Jorge (MDB).

As mudanças foram devido à viagem do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em missão oficial ao Vaticano. Leite e Jorge se licenciaram para não assumirem interinamente a prefeitura, o que os deixaria inelegíveis nestas eleições. O 2º vice-presidente da Câmara, Atílio Francisco (Republicanos), assumiu como prefeito e

Alessandro Guedes, como presidente do legislativo.

Semana intensa – Ele definiu três pontos prioritários, além de dirigir as sessões e participar dos processos legislativos. O 1º foi agenda sobre os efeitos das mudanças climáticas em encontro entre integrantes do Executivo e do Tribunal de Contas do Município (TCM-SP).

“Entregamos ao presidente do TCM-SP, conselheiro Eduardo Tuma, ofício em que pedimos atenção às questões que tramitam no Tribunal relacionadas ao combate a possíveis enchentes e alagamentos na cidade. O objetivo é evitar tragédias como a que ocorreu no Rio Grande do Sul. Tenho projeto e atuação na área”, citou.

PROEMP/SP – Outra pauta foi o projeto de lei de sua autoria, o PROEMP-SP (Programa Emprega São Paulo) de qualificação profissional, onde a prefeitura forneceria bolsas de até 5 mil para pessoas acima de 16 anos se qualificar e trabalhar, devolvendo o valor aos cofres públicos em até dois anos. “A proposta é que a prefeitura financie um curso para a pessoa neste valor e ela escolha qual quer fazer, seja de vigilância, desenvolvedor de games ou mesmo tirar a carteira de motorista para atuar profissionalmente, e isso através de carta de crédito”, disse.

Virada do Alvará Legal – Ele propõe ainda a criação de uma “Virada do Alvará Legal”, de forma a desburocratizar a vida do pequeno empreendedor e do comerciante de menor porte. “O objetivo é que a prefeitura acolha esse público e o ajude a se regularizar do ponto de vista da burocracia fiscal”, citou. Alessandro deixou cópias dos projetos em tramitação com o prefeito interino.  Também visitou com representantes de moradores as Subprefeituras de Itaquera e Cidade Tiradentes, tratando de questões como zeladoria e infraestrutura.

Outro destaque foi a sanção da carta de lei do projeto da Escola de Idiomas. A Câmara aprovou em definitivo na sessão do dia 15 o substitutivo ao Projeto de Lei 103/2024 do Eexcutivo.

“Fiquei muito feliz por estar no exercício da presidência e poder enviar a carta de lei de um projeto que pode trazer grande impacto na vida profissional das pessoas”.

LEIA TAMBÉM: Grande público nos 50 anos do Ferrolho Itaquerense – Fato Paulista

Visita à subprefeitura de Itaquera
PUBLICIDADE

Deixe um Comentário