O prefeito Ricardo Nunes anunciou na última sexta-feira (1°) o lançamento de um edital no valor de R$ 1,080 milhão para a 9ª edição do Vai Tec, Programa de Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas da Prefeitura, durante a abertura da primeira edição nacional da Expo Favela Innovation Brasil, realizada no Expo Center Norte. Serão selecionados 24 projetos, que receberão R$ 45 mil cada para impulsionar seus negócios e ações.
A abertura das inscrições será divulgada em janeiro de 2024. O evento é organizado pelo Grupo Favela Holding, conta com parceria social da Central Única das Favelas (CUFA) e tem apoio da Prefeitura.
“Além do edital do Vai Tec, nós estamos no estande da Prefeitura. Não só para visitar, estamos juntos. A gente participa do processo, com diversos serviços à disposição, como apoios de secretarias, como a de Cultura, Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Inovação e Tecnologia, e ainda a AdeSampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento. Temos o maior interesse em potencializar os empreendedores que se encontram aqui”, destacou o prefeito.
Segundo Ricardo Nunes, quando o poder público e a sociedade civil realizam ações conjuntas, o resultado é muito melhor. “A Prefeitura interage com esforço para que os empreendedores tenham melhores possibilidades, especialmente as pessoas negras. Moema, por exemplo, tem 6% de pessoas negras e o Jardim Ângela, 60%. Então todas as ações que o poder público possa fazer para dar maior visibilidade para esse público são bem-vindas. Queremos dar oportunidade para as pessoas e fomentar o empreendedorismo nas periferias e nas favelas. Temos ações muito focadas nas regiões periféricas, ações de combate ao racismo. Temos o maior interesse em potencializar negócios”, esclareceu o prefeito.
A mostra é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O objetivo é dar visibilidade para estas iniciativas, promovendo encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos. A Expo Favela Innovation conta com 220 participantes de todo o Brasil que foram os dez melhores com projetos mais inovadores de cada edição estadual, mais empreendedores selecionados por uma repescagem reunindo, assim, projetos de todo o país.
A Prefeitura tem um estande instalado no evento e, durante toda a sua duração, vai homenagear o Dia Nacional do Samba, celebrado em todo o país em 2 de dezembro. Lá os visitantes tiveram acesso a um descritivo sobre a história desse ritmo, assim como do hip hop e do funk. Além disso haverá a apresentação dos alunos que integram os programas de formação promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Os estúdios criativos da Rede Daora e as Escolas Municipais de Iniciação Artística (EMIAs) se destacam entre as iniciativas, oferecendo uma experiência única e inspiradora.
Uma unidade do Sampa Cast, sala para gravação de podcasts e videocasts, também estará disponível para o público. As atividades serão realizadas pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e pela Secretaria de Cultura.
O estande também teve um espaço para os empreendedores apoiados pela Prefeitura ampliarem o networking e terem acesso a oportunidades de parcerias com empresários e investidores de diversos setores. Os visitantes também poderão tirar dúvidas sobre o Programa Vai Tec, que é voltado para negócios das periferias de São Paulo que utilizam a tecnologia como parte essencial do modelo do empreendimento. A abertura das inscrições será divulgada em janeiro de 2024.