Em mais uma ação Prefeitura Presente, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinaram, na manhã desta quinta-feira (29), a ordem de serviço para o início da construção da Unidade de Pronto Atendimento UPA Sapopemba. Ainda pela manhã, ocorreu também um mutirão de ações da Saúde na praça Alcides Galli e na Academia de Pedra, no Conjunto Habitacional Teotônio Vilela.
A UPA Sapopemba, que será implantada no cruzamento das ruas Cristóvão de Vasconcelos e Antônio de França e Silva, s/n, no Jardim Adutora, suprirá a necessidade de um equipamento da rede de urgência e emergência com atendimento 24 horas na região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente/Sapopemba, que tem uma população estimada em 538 mil pessoas. A nova unidade contará com as especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, além de odontologia. O novo equipamento abrigará ainda uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
LEIA TAMBÉM: Hospital na Zona Leste busca recursos para manter atendimentos – Fato Paulista
Administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/Pais), a UPA Sapopemba
terá uma área de 6.997,60m², com capacidade para realizar, em média, 13 mil atendimentos mensais. A unidade terá investimento de R$ 15.820.977,89 e as obras devem ter início na próxima semana.
A Prefeitura também vai investir R$ 4,5 milhões para manter a UPA Sapopemba
em funcionamento e as obras devem ser finalizadas até o fim de 2024. “Até 2016 eram três UPAs e hoje nós temos 23 na cidade. Foram 20 UPAs novas de 2017 para cá”, destacou. “Inaugurei nove dessas 20, já estou dando início em mais tantas outras e vamos entregar pelo menos mais outras nove até o fim do nosso mandato”, completou.
A UPA Sapopemba será do tipo III, com sete consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de gesso e sutura, quatro salas de classificação de risco, duas de medicamentos e duas de inalação (adulto e pediátrico), uma sala de ecocardiograma (ECG), uma de raio-X e uma de coleta de exames. Haverá ainda uma sala de emergência com sete leitos, sendo dois de choque, uma sala de observação para adultos, com 15 leitos, e outra infantil, com cinco leitos. O espaço terá ainda farmácia, serviço social e ambientes de apoio logístico e administrativo.
“Com a construção da UPA Sapopemba oferecemos à população da região atendimento de urgência e emergência durante 24 horas, com uma excelente estrutura, inclusive para pacientes que precisam ficar em observação até serem transferidos para um hospital. Vai, sem dúvida, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
No território do distrito administrativo Sapopemba já estão instaladas 25 UBSs, quatro Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas, uma AMA 24 horas, cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), dois Serviços de Atenção Especializada (SAEs), dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e outros.
Antes da assinatura, durante a entrega das obras de revitalização da praça Alcides Galli e da Academia de Pedra, no Conjunto Habitacional Teotônio Vilela, a Saúde promoveu um mutirão de serviços para os cidadãos que compareceram ao local, como multivacinação, aferição de pressão arterial (PA), vacinação em pets, cálculo de índice de massa corporal (IMC), orientação nutricional, distribuição de sal de ervas, distribuição de preservativos feminino e masculino, entrega de folhetos de orientação sobre hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientações sobre a dengue e exposição de mesa de animais sinantrópicos. Foram vacinados contra a raiva 350 cães e gatos, também foram aplicadas nos munícipes presentes 81 doses de vacinas diversas. Além disso, foram distribuídos 200 panfletos sobre ISTs e hanseníase, junto com preservativos feminino e masculino e gel lubrificante.