A Prefeitura, em parceria com o Grupo Boticário e a startup Green Mining, inaugura nesta segunda-feira (19) a Estação Preço de Fábrica no Mercado Municipal de Pinheiros, Zona Oeste da capital. O objetivo da iniciativa é comprar e destinar, de maneira ambientalmente correta, resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão, contribuindo com o meio ambiente e a sociedade, com o aumento e/ou incremento de renda da população.
Os pontos de coleta do Estação Preço de Fábrica, que também conta com unidades no bairro do Jabaquara, na Zona Sul, e em Embu das Artes, na Região Metropolitana, foram implantados na capital em novembro de 2021. Buscam incentivar uma nova forma de lidar com a logística reversa e a economia circular ao propor que o valor pago pelas usinas de reciclagem seja entregue para qualquer pessoa que leve material até uma de suas estações.
Para receber rendimentos dos resíduos coletados, o interessado deve baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play. Na sequência, preencher um cadastro e indicar o material que foi entregue no ponto de coleta, onde foi pesado e classificado. Um recibo será gerado e, quando completar R$ 10, o valor será depositado semanalmente, às sextas-feiras, por meio de PIX, na conta da pessoa.
Cadeia produtiva
Os resíduos coletados são encaminhados para empresas da cadeia produtiva de embalagens, que irão reincorporar os resíduos pós-consumo em suas produções fabris. Desta forma são promovidos a economia circular, a valorização dos resíduos, fechamento de cadeia e o impacto positivo na sociedade e meio ambiente.
“Espero que a população realmente aproveite essa iniciativa e que dê bons frutos aos paulistanos. Vamos transmitir o exemplo para diversas outras cidades, estados e países”, enfatizou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.
Para Carlos Fernandes, secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, o lançamento da Estação Preço de Fábrica é um marco importante após a realização da Virada ODS, realizada este fim de semana em São Paulo.
“A Prefeitura vem buscando o engajamento da população para o cumprimento da agenda ODS 2030 e a prioridade é tornar a sustentabilidade uma realidade para todos. O Mercadão de Pinheiros inicia esse próximo passo, promovendo uma coleta de recicláveis a preços de fábrica”, disse.
De acordo com Mariana Cavanha, gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário, além de dar um destino ambientalmente correto para os resíduos recolhidos, o Estação Preço de Fábrica proporciona incremento de renda.
“Até o momento, já colaboramos com o orçamento de mais de 2500 famílias e foram recolhidas 847 toneladas de vidro e papel”.