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Segunda, 27 Novembro 2017 10:39

Médica conta como, quando e por que devemos alterar nosso estilo de vida

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O brasileiro mudou seus hábitos. O acesso a mais tecnologia, a facilidade para comprar guloseimas e o sedentarismo têm levado nossa população a engordar e adoecer. Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, divulgados em abril deste ano, apontam que o número de pessoas diagnosticadas com obesidade, hipertensão e diabetes aumentou muito na última década.


“Diria que a correria do dia a dia é o principal fator responsável por esses números. Com isso, temos pouca ingestão de nutrientes e incremento nas calorias vazias, presentes em doces, refrigerantes, fast food etc.”, destaca Dra. Tassiane Alvarenga Endocrinologista e Metabologista formada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Dra. Tassiane orienta seguir quatro pilares para mudar hábitos:
- Alimentação: “comer de tudo um pouco e sem exageros é a chave para o equilíbrio e para transformar a nutrição em saúde”, diz a médica.
- Atividade Física: o ideal é praticar 150 minutos de exercícios por semana, o que dá meia hora para cada dia útil. “O segredo, aqui, é encontrar uma atividade que seja prazerosa e praticá-la com frequência”, orienta.
- Sono: “dormir é essencial para a boa saúde e precisamos de, no mínimo, sete horas por noite de sono para ficarmos bem. Pegar no sono, no entanto é algo que deve ser exercitado e a higiene do sono pode ser uma aliada de quem tem dificuldades para dormir”, diz a médica.
- Controle do Estresse: Dra. Tassiane lembra que é inevitável nos estressarmos, mas quando estamos expostos a fatores estressantes por longos períodos, a saúde como um todo sofre. “É preciso buscar formas de amenizar essa tensão e cada pessoa tem um método preferido, que pode ser a meditação, a atividade física, programas prazerosos etc.”
Transformar o estilo de vida é possível e só depende da força de vontade pessoal. Os pilares acima, segundo a Dra. Tassiane, podem ser a medicação diária para cuidar das doenças metabólicas e ainda ajudam a melhorar a felicidade.

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Ligia Minaro

Jornalista Responsável: Ligia Minaro - MTB 33.856

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